Apresentar Queixa/Denúncia
ATENÇÃO:
1. Não faça a mesma queixa/denúncia a mais do que uma entidade. Ao contrário do que possa pensar este facto não acelera o processo como o complica, e por conseguinte, dificulta e atrasa bastante o auxílio aos animais.
2. Pode contudo fazer a sua queixa/denúncia a uma qualquer entidade competente (geralmente PSP ou GNR) e simultaneamente à Provedoria, que tratará de seguir, tanto quanto possível, o processo até ao fim, informando-a do seu desfecho.
3. Pode também fazer a sua queixa/denúncia apenas à Provedoria, e esta tratará de encaminhar o assunto devidamente instruído para a entidade que considera a ser mais competente e mais célere para a resolução do caso concreto. Quer seja a Polícia de segurança Pública, a Guarda Nacional Republicana, as diversas Corporações de Bombeiros, as Câmaras Municipais, os Médicos Veterinários ao Serviço do Município, a Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária, ou a Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura.
Outro tipo de solicitações tais como, pedidos de apoio, pedidos de informação, e pedidos de pareceres, devem ser feitos no menu “Outras Solicitações”.